Blog

Química

Eletricidade do hidrogênio


Ao ouvi falar em energia solar, no século XX, tinha imaginado em usa-la para produção de hidrogênio para servir de combustível em motores a combustão. Inclusive para geração de energia, substituindo os geradores a diesel e gasolina. Porém o que se está quase produzindo em larga escala é muito mais sofisticado … . Fabricação de células de hidrogênio para a produção de energia para uso doméstico. As células de hidrogênio fornecem mais energia do que os geradores a combustão e o hidrogênio pode ser captado de vários modos, inclusive utilizando-se energia solar. Teremos uma energia bem mais barata e limpa, principalmente eliminando baterias. Interessante!

Link para Revista Pesquisa Fapesp …


Ciência

Artigo: Método permite esmiuçar reações eletroquímicas complexas

Copiar a natureza sempre ajudou o homem a criar máquinas. Quando nos alimentamos … o alimento nos fornece energia, que pode se converter em vários tipos de energia, inclusive a elétrica. Ou seja, não temos que carregar uma bateria para utilizarmos energia elétrica. Este tipo de tecnologia está sendo pesquisado para aplicação em veículos … o objetivo é abastecer o veículo com etanol e este através de uma célula de energia fornecer eletricidade a um motor elétrico … o automóvel não precisará de uma bateria. Mais detalhes no link … https://flip.it/K6SD2h

huge cooling towers in nuclear power plant Ciência

Projeto de reator de fusão nuclear inglês atinge o…

” A fissão nuclear é o que atualmente fazemos nas usinas nucleares. Na fissão, você divide os átomos, por isso precisamos de material radioativo. Esses materiais decaem naturalmente pela instabilidade de seu núcleo. Em uma usina, amplificamos o processo. 

As usinas geralmente utilizam o urânio. Ao bombardear os átomos com nêutrons, você liberar partículas e energia de dentro deles. Essa energia, então, é convertida em eletricidade através da movimentação do vapor de água, que se aqueceu com a liberação da radiação. Conforme o elemento decai ele se transforma em outros elementos. Por exemplo, um dos materiais descartados pelas usinas é o plutônio, que surge com o decaimento do urânio e é empregado em bombas nucleares.

Já a fusão nuclear é muito mais limpa, pois não necessita de materiais radioativos. É a fusão nuclear que ocorre nas estrelas, o que inclui o Sol. Atualmente, o Sol funde principalmente núcleos de hidrogênio. Isso dá origem a um átomo de hélio e energia. Podemos fundir também o átomo de hélio, dando origem ao átomo de berílio. As estrelas fundem todos os elementos mais leves do que o ferro. “

https://socientifica.com.br/projeto-de-reator-de-fusao-nuclear-ingles-atinge-o-primeiro-plasma/

Matemática

MATEMÁTICA

CACULADORA PARA CONFERÊNCIA

%d blogueiros gostam disto: